terça-feira, 18 de agosto de 2015

A miopia dos que estão confortavelmente acomodados sobre o machismo

Certo dia, visitando uma das páginas feministas que curto no facebook, vi um meme engraçado a respeito da nova propaganda da Bombril onde era mostrado uma reportagem sobre o tema intitulada: “Propaganda da Bombril será investigada por debochar de homens”, logo abaixo, na breve descrição da reportagem seguia:  “Peça publicitária não foge ao padrão machista da publicidade brasileira, que coloca a mulher sempre como única responsável pelas tarefas domésticas...”. Em tom de ironia e brincadeira comentei que eu estaria, ainda nos dias atuais, na luta pela tal “fuga dos padrões machistas”. Pronto. Sem querer acionei o “Modo defesa” de alguns.
Me questiono se as motivações que levam os indivíduos a travarem “batalhas” na rede são mais relevantes que suas defecadas?! Pode até ser que sejam, mas a certeza aparentemente inabalável com a qual disparam suas verdades rígidas, imutáveis, batidas, e todo o bla-bla-bla de pegar a opinião mastigada do fulano e replicar, é tão ofensivo para a inteligência, quanto para a paciência.
Ante o meu comentário despretensioso, um ilustríssimo responde com um texto onde enumera algumas questões do tipo: “Quando a mulher é traída é coitada, e quando o homem é traído é corno”, “Se a mulher apanha é coitada, se o homem apanha é frouxo” e diversas outras coisas que realmente não valem a exposição, mas que no contexto do texto dele tentava forçar uma denotação onde ele, enquanto homem, se sentia hoje “Vítima do feminismo” que em tudo apoia as mulheres e está de prontidão para julgar e condenar os pobres coitados, homens (por algum motivo, um dia depois, ele apagou seu comentário, e não me recordo do seu nome, bem como não me recordo de cor todas as passagens de seu texto).

Ora meus caros, vamos recorrer aos meios “internetêzes”  e pesquisar rapidamente no Google o significado de machismo antes de seguirmos. Ao fazer isso, na tela inicial do Google já é exibida em destaque a seguinte definição:

machismo1
substantivo masculino
1 qualidade, ação ou modos de macho ('ser humano', 'valentão'); macheza.
2 infrm. exagerado senso de orgulho masculino; virilidade agressiva; macheza.
3 comportamento que tende a negar à mulher a extensão de prerrogativas ou direitos do homem.”

Mais abaixo, no site do dicionário Michaelis encontramos a seguinte definição:

machismo1
ma.chis.mo1
sm (Mach, np+ismo) Empiriocriticismo.

machismo2
ma.chis.mo2
sm (macho+ismo) 1 Atitude ou comportamento de quem não admite a igualdade de direitos para o homem e a mulher, sendo, pois, contrário ao feminismo. 2 pop 
Qualidade, ação ou modos de macho; macheza, machidão.

Pesquisemos agora o significado de feminismo. Em destaque no Google aparece:

feminismo
substantivo masculino
1 doutrina que preconiza o aprimoramento e a ampliação do papel e dos direitos das mulheres na sociedade.
2 p.met. movimento que milita neste sentido.
3 p.ext. teoria que sustenta a igualdade política, social e econômica de ambos os sexos.
4 p.met. atividade organizada em favor dos direitos e interesses das mulheres.
5 interesse do homem pela mulher; atração.
6 med p.us. presença de caracteres femininos no homem.

E também no site do dicionário Michaelis:

feminismo
 
fe.mi.nis.mo 
sm (lat femina+ismo) 1 Sociol Movimento iniciado na Europa com o intuito de conquistar a equiparação dos direitos políticos e sociais de ambos os sexos. 2Feminilidade. 3 Med Presença de caracteres femininos nos homens.

Note que na definição de machismo dada pelo Michaelis é citado que o machismo é contrário ao feminismo, e para que não fique dúvida, para chover no molhado, e declarar o óbvio, perceba que ser contrário não significa ser o oposto, e sim ser contra, pois o machismo prega a superioridade masculina, enquanto o feminismo luta em prol da equiparação dos direitos dos gêneros, logo, o feminismo também é contrário ao machismo, mas não o oposto, já que não prega a superioridade feminina.
Sabendo disso, de ambas as definições e sua etimologia, posso destacar ainda que em nenhuma das definições apresentadas foi dito que tais comportamentos/ideologias são exclusivamente praticados pelo humano macho ou fêmea, sendo assim não raro nos deparamos com mulheres machistas e homens feministas (um tanto mais raro).
Ao caro ilustríssimo autor do texto em resposta ao meu comentário, fica meu “Sinto muito”, mas você não é “Vítima do feminismo” você é também vítima do machismo.
Ao longo dos anos os homens criaram padrões de comportamentos irreais: Homem não chora, não expressa seus sentimentos, não sofre, não pode ser frouxo, não pode broxar, não pode ter medo ou se sentir inseguro, não pode recusar sexo (pois se é mulher, tem buceta e tá oferecendo, tem que comer), não pode, não pode, não pode, pois homem que é homem se comporta assim, senão é viado, comparável (em sua cabeça animal) as fracas e inferiores mulheres que lhes devem serventia doméstica e sexual.
Esse comportamento que tende a padronizar o que cabe a um homem (ou mulher) ou não, foi extirpando dos homens sua racionalidade, seu potencial de escolha, seu arbítrio, o limitando a seus instintos, tentado mediocremente justificar a descontrole sobre seus desejos. Ao colocar o homem no nível de “animal” o machismo o despe de sua humanidade.
 Desde a educação pecamos no que se refere ao ensino sobre a equidade dos gêneros. As meninas de hoje são educadas para serem tudo o que suas bisavós (não todas obviamente) não foram, inteligentes, críticas, racionais, competentes profissionalmente, independentes financeiramente, competitivas, etc, além de serem capazes de manterem seus próprios lares; Mas vejam só! Esqueceram de avisar aos meninos. Esses por sua vez são criados aos moldes de antigamente. Não é difícil depararmo-nos com um adolescente que replique o discurso de ódio, que apreendeu em casa e no seu convívio em sociedade, contra a mulher que faz o mesmo esporte que ele, ou que é melhor que ele em mecânica, por exemplo, ou que tenha sua sexualidade bem resolvida. Não é preciso ser gênio para saber que sim, há e haverá conflitos a esse respeito. Então, ilustríssimos, antes de tentarem travar batalhas se posicionando como pobres coitados, aprendam a identificar o que é machismo e saiam de suas confortáveis acomodações sobre ele para que possam, como humanos conscientes e observadores, enxergar que ainda que repreensões machistas (que na verdade são só a ponta do iceberg pois o machismo vitimiza mulheres diariamente) partam das mulheres, que oprimidas reproduzem o comportamento do opressor, o feminismo nada colabora com isso. Isso é um problema de cunho machista, contra qual o feminismo luta.