quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Enquanto isso, em Santa Catarina...



Enquanto o sistema se estratifica cada vez mais, criando posições largamente aceitas de superioridade e inferioridade, política, social, econômica, cultural, etc, esquecendo de tratar as pessoas como tal, e sim como joguetes manipuláveis para obtenção de mais e mais poder e “dinheiro”, a falta de equidade de maneira geral cria anomalias que condicionam as pessoas (humanos) a situações de risco, ou no mínimo inadequadas, e dão a isso o nome de “sociedade”...
 Em SC hoje o que se observa é uma total falta de controle sobre as ações de criminosos filiados a alguma facção criminosa, ou com alguma “dívida” para com essas, funcionando de forma mais eficaz e organizada que os próprios órgãos governamentais, pois diferentemente desses órgãos, não são regidos por nenhuma norma que determine por quais processos burocráticos precisam passar para queimar um ônibus ou ameaçar a vida de milhares de pessoas, tão pouco precisam lidar com os delicados ditames dos “Direitos humanos”.  E o que é de espantar é a potencial conivência dos governantes para com essas ações, assim como seu total desprepara para lidar com essas, passando a se portar como reféns de chantagens.
Também é notável que na era da “informação”, a exploração do tema por veículos midiáticos, diariamente, vêm reforçar o medo às massas, e muitas vezes trazem opiniões prontas e deturpadoras a respeito do assunto, focando nas conseqüências e não nas causas primordiais (não essas imediatas e paliativas que visam “Por a culpa em alguém”).
Há criminosos? Sim! Por quê? Eles nasceram assim? Ou foi por uma série de fatores e abandono social, e condições desaparelhas que os levaram para tal caminho? O problema está na base meu povo! E salvo degenerações psicológicas graves, o ambiente influencia de forma significativa o desenvolvimento dos humanos, mas admitir e modificar o “ambiente” é MUITO mais complexo que simplesmente culpar a polícia, a Canasvieiras, a prefeitura, e os bandidos...
Você, assim como eu, num primeiro momento deve pensar “Nossa, mas isso é uma defesa clara aos bandidos!”, Não! E de certa forma, sim!... Como cidadã, inserida na sociedade tal como conhecemos hoje (é... isso ai... essa coisa desigual, cheia de noções de “politicamente correto”, mas no fundo meio amoral), me choca a possibilidade de ter que me locomover e deparar-me com bandidos prestes a incendiar o ônibus no qual estou, arriscando a minha vida e as dos demais passageiros, assim como depender do transporte coletivo da cidade (que por si só já não é bom), e ter que encarar que o “não bom” ficou pior ainda por conta de redução de horários e falta de escolta policial! E por conta disso sou levada ao desejo comum: “que os responsáveis por essa situação paguem por seus atos”... Não só criminosos... Governantes também... E Nós... Bem... Cidadãos... Nós já estamos pagando, bem caro, diga-se de passagem!  Mas como gente, não consigo pensar só no resultado meus caros... Na falta do seguro dos ônibus, em quanto o rendimento do comércio diminuiu, e em quantas pessoas estão atrasadas para seus trabalhos, me frustra algo muito mais grave: “Por que essas pessoas estão onde estão?”, “Por que há tantos menores participando dessas ações?”.  Aí chovem teorias de “livre arbítrio”, “direito de escolha”, ” país livre”, etc... Mesmo? Sério? Se acredita mesmo nisso?
No fim das contas esse “negócio lucrativo”, o da política (essa tida por muitos, através da ótica de uma difundida rotulação, como fonte de descrença), colabora para a manutenção do sistema exatamente como o conhecemos, e geração de mais e mais marginais, também a “democracia” que confere aos “cidadãos” status de mais bem sucedidos de acordo com os bens que esses são capazes de adquirir, proliferando então a desigualdade, a marginalidade e a falta de controle sobre essas entidades que quando confrontadas revelam a fragilidade desse tal “sistema”.  
E não... Só o seu voto não faz nenhum milagre, é só mais uma obrigação democrática pela qual você deve passar para colaborar com o sistema, e ajudar a mantê-lo exatamente do jeitinho que ele está!